O Projeto Bahia Produtiva valoriza os Direitos Humanos e a Soberania Alimentar

image

A ação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Projeto Bahia Produtiva tem como objetivo contribuir para a inclusão produtiva de agricultores e agricultoras fami­liares e outras populações tradicionais do campo. Esta plataforma é resultado da parceria entre a Compa­nhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a VP Centro de Nu­trição Funcional como parte da estratégia de inclusão produtiva e de diversificação das fontes de alimentação e renda, além da qualificação da gestão dos recursos naturais.

O Projeto Bahia Produtiva é uma importante ação do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de Acordo de Empréstimo firmado entre o Estado e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial).

image
image

A Educação Alimentar e Nutricional, um grande desafio para as instituições, governos e toda a sociedade integra a estratégia de segurança alimentar e nutricional do Projeto Bahia Produtiva. As alterações nos padrões de alimentação estão mudando rapidamente na grande maioria dos países e, em particular, naqueles economicamente emergentes, como o Brasil.

A ênfase dada à produção e ao consumo direto de Plan­tas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e produtos da biodiversidade local é coerente com o fortaleci­mento da soberania e segurança alimentar dos agricultores familiares e suas famílias - permitindo a substituição integral de alimentos que, além de importados para sua realidade, apresentam riscos à saúde e à nutrição das famílias, como é o caso da farinha de trigo e da soja, e dos produtos ultraprocessados (ri­cos em açúcar e gordura). Ao mesmo tempo, a retomada ou o aumento da produção e do consumo desses produtos típicos de sua realidade local, que são nutricionalmente ricos, pode ser uma boa fonte de renda adicional para as famílias, colaboran­do diretamente para a realização do Direito Humano a "alimentação e nutrição adequadas", de forma coeren­te com os objetivos previstos na Política e no Plano Esta­dual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Uma alimentação saudável é essencial para nossa saú­de: muitas doenças podem ser evitadas quando con­sumimos os alimentos de que nosso corpo precisa, nas quantidades adequadas. Entre os nutrientes essenciais para nosso corpo, temos os carboidratos (que nos dão energia), as proteínas (que ajudam a "construir" nossas células, órgãos e músculos) e as gorduras (que também podem nos dar energia e são importantes para as nossas células). Mas, para todos esses nutrientes agirem no nos­so corpo, são necessários alguns "ajudantes", como as vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Com base nessas questões, a ação de Segurança Alimentar e Nutricional do Projeto Bahia Produtiva implementa essa plataforma eletrônica com treinamentos e materiais de Educação Alimentar e Nutricional, contendo informações nutricionais e conhecimento de plantas e receitas que possibilitem uma alimentação saudável, essencial para nossa saúde, apoiando assim a atuação de agentes de assistência técnica e extensão rural, agentes comunitários rurais, os beneficiários do projeto e o público em geral.