Amplie seus conhecimentos!

O curso de extensão Nutrição Funcional e Agroecologia apresentará os conceitos básicos, princípios norteadores, fundamentação científica e aspectos práticos relacionados à Nutrição Funcional, Sustentabilidade e Agroecologia.

  • Curso online e gratuito
  • + de 15h de conteúdo
  • Certificado de conclusão
  • Aulas para assistir quando e onde quiser
  • E muito mais!

  • Você ampliará seu conhecimento e debate sobre o tema Nutrição Funcional, Agroecologia e Sustentabilidade;
  • Visualizará o amplo horizonte de possibilidades agroecológicas que vai muito além dos atuais sistemas agroalimentares que promovem insegurança alimentar, escassez e degradação de recursos naturais e de variedade alimentar;
  • Aprenderá sobre o impacto para a saúde humana e do planeta do uso de sementes transgênicas e agrotóxicos;
  • Expandirá o conhecimento em plantas da biodiversidade e consumo sustentável.

Atualmente, um dos desafios enfrentados pela humanidade é o de fornecer alimentos saudáveis derivados de sistemas alimentares sustentáveis. Nesse cenário, observa-se um paradoxo, pois mesmo com a crescente produção de alimentos, mais de 820 milhões de pessoas não têm comida suficiente ou possuem uma dieta de baixa qualidade.

Diante desse desafio, a EAT-Lancet Commission, composta por mais de 37 especialistas de 16 países com experiência nas mais diversas áreas (entre elas nutrição e sustentabilidade), divulgou na revista científica The Lancet um relatório mostrando que a produção de alimentos está excedendo a capacidade do planeta e é preciso uma transformação de hábitos alimentares. Caso contrário, o planeta não terá capacidade suficiente para alimentar toda a população global de 10 bilhões de pessoas em 2050. Para que isso seja possível é necessário a redução do desperdício, de pelo menos 50% do consumo de carne vermelha e açúcares, e um aumento de 50% do consumo de legumes, frutas e oleaginosas.

Visando essa redução, entre outras estratégias, é necessário reduzir a perda da biodiversidade e também o uso excessivo de fertilizantes que impactam diretamente no aumento da poluição e degradação ambiental.

No documento, os especialistas também enfatizam que apesar do aumento da produção alimentar dos últimos 50 anos ter contribuído para a redução da fome, da mortalidade infantil e da pobreza global, atualmente a alimentação da população de forma geral é pobre em nutrientes como vitaminas e minerais, porém, é rica em calorias, açúcares, amidos refinados e proteína animal. Esse padrão de alimentação contribui para que mais de 3 bilhões de pessoas sofram de desnutrição.

Segundo a Comissão, uma dieta sustentável, que consiste em aproximadamente 35% das calorias provenientes de grãos integrais e tubérculos, em ter como fonte principal de proteínas as de origem vegetal (incluindo-se apenas cerca de 14 gramas de carne vermelha por dia), e em apresentar um consumo diário de 500 gramas de vegetais e frutas, é a única forma de redução do desperdício e mudança de padrão alimentar, que tornará possível que o planeta alimente milhões de pessoas durante tantos anos.

Para alcançar esse objetivo, os pesquisadores sugerem a adoção de cinco estratégias para mudar a dieta da população:

  1. Incentivar o hábito de comer de forma saudável;
  2. Mudar a produção global de alimentos;
  3. Intensificar a agricultura sustentável;
  4. Criar regras mais rígidas sobre a administração dos oceanos e terras;
  5. Reduzir o desperdício de comida.

Nesse contexto, a Nutrição representa um importante elo entre a Saúde Humana e o Planeta e deve valorizar a Sustentabilidade, Agroecologia e a nossa Biodiversidade. Assim, de maneira inovadora, este curso fará a conexão entre a nutrição funcional, sustentabilidade e agroecologia, trazendo um resgate da alimentação tradicional, valorizando a biodiversidade brasileira (especialmente as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC), a cultura, o agricultor familiar, o acesso justo e universal aos alimentos, as dietas sustentáveis e as práticas agroecológicas baseadas no equilíbrio do meio ambiente, visando a saúde humana e do planeta.

MÓDULO 1 - NUTRIÇÃO FUNCIONAL, ALIMENTAÇÃO, AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

 

Este módulo conterá conceitos básicos e definição dos princípios da Nutrição Funcional, da agroecologia e sustentabilidade

               

Aula 01: Aula introdutória de boas-vindas e contextualização do curso


Aula 02: Soberania Alimentar e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável


Aula 3: Princípios da Nutrição Funcional


Aula 4: Agroecologia e Sustentabilidade


Aula 5: Consumo alimentar sustentável e componentes de uma dieta sustentável


Aula 6: Padrões alimentares, pegada hídrica e pegada de carbono


Aula 7: Desperdício, aproveitamento de alimentos e uso de partes não convencionais das plantas

 

 

 

MÓDULO 2 - NUTRIÇÃO E SAÚDE DO SOLO E DAS PLANTAS

 

Nesse módulo serão apresentados alguns fatores que interferem na bioquímica das plantas, com enfoque em: características do solo e de sua microbiota; principais aspectos do metabolismo das plantas para a produção de metabólitos secundários e composição nutricional.

 

Aula 1: Fatores que interferem na influência na bioquímica das plantas, com enfoque nas características do solo, sua microbiota, além da Nutrição do solo e das plantas


Aula 02: A riqueza dos alimentos

 

 

 

MÓDULO 3 - IMPACTO PARA A SAÚDE HUMANA E DO PLANETA DO USO DE SEMENTES TRANSGÊNICAS E AGROTÓXICOS

 

Serão abordadas as definições de alimentos transgênicos; quais os principais alimentos transgênicos e os possíveis impactos à saúde; a utilização de agrotóxicos na agricultura convencional; tipos de agrotóxicos e as evidências científicas sobre os impactos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

Aula 1:  Alimentos Transgênicos: principais alimentos e possíveis impactos à saúde.

Aula 2 - Agrotóxicos: tipos e evidências científicas sobre os impactos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

 

MÓDULO 4 - MÉTODOS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO E AGROECOLÓGICO

 

O conteúdo será composto pela apresentação das características básicas da agricultura orgânica, biodinâmica, natural e agroflorestal. Serão abordadas possibilidades de formas de acesso justo e universal aos alimentos cultivados nesses sistemas de produção sustentáveis.

 

Aula 1:  Conceitos básicos da agricultura orgânica e transição agroecológica.


Aula 2: Agricultura natural e agroflorestal


Aula 03: O valor nutricional dos alimentos nos diferentes métodos de produção


Aula 04 e 5: Extrativismo e Formas de acesso justo e universal ao alimentos de sistemas de produção sustentáveis

 

 

MÓDULO 5 - PLANTAS DA BIODIVERSIDADE, CONSUMO SUSTENTÁVEL E ASPECTOS NUTRICIONAIS

 

Será apresentada a definição das plantas da biodiversidade, de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), sua distribuição nos biomas brasileiros, composição nutricional, propriedades funcionais, benefícios à saúde e valorização da biodiversidade, e possibilidades de aplicações em cardápios.

 

Aula 1: higienização dos alimentos da biodiversidade visando a segurança alimentar e preservação dos componentes nutricionais


Aula 2: Técnicas dietéticas adequadas ao preparo


Aula 3: Alimentos da biodiversidade na prática – Preparações culinárias

Receitas – alimentos dos Biomas


Aula 4: Fenólicos

 

 

MÓDULO 6 - INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA INSPIRAÇÃO

 

Serão apresentadas iniciativas sustentáveis e inovadoras da nutrição funcional, incluindo projetos realizados no Brasil, como hortas comunitárias, projetos sociais, hospitalares e na alimentação escolar

 

Aula 1: Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Aula 2: Iniciativas sustentáveis com a nutrição funcional

Aula 3: Ecogastronomia hospitalar

 

 

 

Encerramento do curso

Apostilas de Material Complementar

Avaliação final


Assim que você finalizar a visualização de todas as aulas do curso, o sistema liberará o certificado digital de conclusão com carga horária de 20horas,


A emissão/liberação do certificado está condicionada a visualização das aulas, bem como aprovação na prova avaliativa online de múltipla escolha. Só serão aprovados os alunos que tiverem um desempenho igual ou superior a 70%.




Curso online gratuito possibilitando ao aluno estudar onde, quando e como puder. Consiste em ciclos de conteúdos virtuais divididos em 6 (seis) Módulos, conforme conteúdo programático.

O curso será liberado automaticamente na área restrita do aluno, após a confirmação da inscrição na Plataforma SAN Bahia Produtiva. Para um melhor aprendizado, orientamos que as aulas sejam visualizadas na ordem descrita do conteúdo programático e inseridas na área do aluno.

Ao final do curso haverá uma avaliação com 10 questões de múltipla escolha sobre os diversos temas abordados no curso, com o intuito de revisar e fixar os conhecimentos adquiridos em cada aula. Para a certificação digital com carga horária de 20 horas, além da aprovação na avaliação, será necessário que 75% do conteúdo do curso tenha sido assistido na íntegra na Plataforma SAN Bahia Produtiva.

Após o término do curso, o aluno terá certificado digital de conclusão com carga horária de 20horas, disponível na área restrita. A emissão/liberação do certificado está condicionada à visualização das aulas, bem como aprovação na prova avaliativa de múltipla escolha. Só serão aprovados os alunos que tiverem um desempenho igual ou superior a 70%.

A prova é online e disponível na área restrita do aluno.

Início das aulas:

após a confirmação da inscrição no site

Quem pode fazer

Estudantes da área de saúde, ciências agrárias e sociais, bem como, o público em geral dedicado ao tema de Segurança Alimentar e Nutricional

Carga horária

20 horas divididas entre os módulos do curso e leitura complementar, conforme conteúdo programático

INSCRIÇÕES POR TEMPO LIMITADO